sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Rökkatru.

O nome Rökkatru é dado a uma subdivisão do paganismo nórdico, podendo ser reconstrutista ou não. Assim como o Asatrú é voltado a honrar principalmente os deuses Aesir, e o Vanatru honra principalmente os deuses Vanir, o Rökkatru tem seu foco no terceiro e menos conhecido panteão de deuses nórdicos - os Rökkr. Às vezes comparados aos Titãs gregos, eles são os Jötunn, forças primordiais consideradas por muitos como sendo malignos, e demonizados pela maior parte da comunidade pagã.

São entidades importantes, deuses de grande poder que tem seu próprio código de conduta, à parte dos outros dois panteões, e que tem muito a nos ensinar. Dar a eles o título de malignos e ignorar ou odiá-los sem considerar todas as opções seria algo não apenas imaturo, mas pode fazer com que alguém perca a oportunidade de aprender lições valorosas. É aconselhável que mesmo aqueles que não são Rökkatruar, ou os outros pagãos nórdicos que não honram os Rökkr, pelo menos os respeitem.

Mas enquanto os Rökkr são poderosos e com uma conduta diferente, não quer dizer que não tenham ética. Aqueles que os honram recebem muito em troca dessa experiência, assim como devotos de qualquer outro deus, deusa ou panteão.

0 comentários:

Postar um comentário