sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Loki, Logi: deus do fogo?

Loki tem sido considerado por muitos praticantes modernos de diversas formas de paganismo nórdico como um deus do fogo, e alguns mantém que Loki e Logi são o mesmo, assim fazendo dele a personificação do fogo. Mas existem diversos motivos para acreditar que os dois são deuses completamente separados, e que juntá-los foi um erro na etimologia do nome Loki e nas características que no início podem confundir os leitores.

Mas ambos apareceram juntos em uma mesma história, onde competiram um contra o outro sobre quem poderia comer mais. Logi, como personificação do fogo, consumiu não só a comida em seu prato, mas os ossos, o prato, e a mesa. Além disso, não há nenhuma conexão entre Glút, esposa de Logi, e o deus Loki, o mesmo com suas filhas Eisa e Einmyrja. Logi também é considerado irmão de Aegir, e não é provável que esse seja um nome alternativo para um dos irmãos de Loki.

Ao mesmo tempo, a ideia de que Loki é uma variação do nome Logi é estimulada pelo nome de seus pais, Fárbauti ("the cruel striker" em inglês, com a tradução mais próxima para o português sendo "fustigante") que pode indicar um raio, e Laufey/Nal ("folhas [de pinheiro]"). Quando um raio atinge folhas de pinheiro, pode instigar um grande incêndio, e fogos selvagens e incêndios descontrolados são uma marca de Logi.

Mas ainda que a conexão de Loki com o fogo seja relatada em outros lugares, como a corta dos cabelos de Sif como uma metáfora para a queimada do pasto, ou quando ele voou pelo fogo para fugir de Thjazi, parece errado históricamente que Logi e Loki sejam a mesma entidade. Alguns apontam a teoria de que enquanto Logi é deus do fogo selvagem e descontrolado, Loki possa reinar sobre um lado mais refinado do elemento.

Outra conexão de Loki com fogo é a Lokabrenna, estrela de Sírius, segundo a mitologia sendo uma tocha que Loki colocou no céu para esquentar o frio inverno do norte europeu. No folklore nórdico também se deixa oferendas a Loki da comida caseira, jogando-as no fogo. Então enquanto seja errado que ele seja o deus do fogo, há uma forte conexão entre o deus e o elemento.

Fontes:
Baseado nesse artigo.
Þorsteins saga, Víkingssonar 
Poetic & Prose Eddas 

(Imagem)

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu nào vejo errado em afirmar que Loki é o Deus do Fogo. Cada Gigante de fogo possui uma característica bem nítida. Loki é o próprio fogo, Logi é o fogo com características mais... defumadas. Surt é o típico fogo que você encontra no interior de uma estrela.

Para ratificar, Logi não é Loki. Logi pertence à tríplice sagrada junto aos irmãos Kari(gelo)e Aegir (Oceano)

Postar um comentário