domingo, 7 de outubro de 2012

Hel.

Hel é filha de Loki e Angrboda, ela preside sobre o reino de Helheim e é considerada deusa da morte, recebendo em seu hall grande parte dos mortos. Ela é normalmente descrita como tendo metade de seu corpo apodrecido ou como um esqueleto, e a outra metade linda e viva.

Em personalidade, Hel é descrita tanto como fria quanto carinhosa, e pensa-se que isso é porque enquanto ela recebe grande parte dos mortos de Midgard, e se importa com eles, vendo o sofrimento e a dor, ela tem o dever de decidir como eles passarão seu tempo em Helheim e não pode apegar-se demais.

Diz-se que sua mesa é a fome e sua faca a inanição, sua cama a doença e suas paredes o sofrimento, e que todos aqueles que vão a Helheim tem esse mesmo destino, sem diferença para ninguém.

Outras passagens indicam que o reino de Helheim, antes da vinda da deusa por ordens de Odin, era mais sombrio e sofrido e que Hel o melhorou, dando punições aos que merecem e alívio aos bons. Essa ideia é suportada por Hel não parecer em sí uma deusa cruel, mas que apenas cumpre seu dever efetivamente.

Seus devotos consideram-na uma deusa exigente e forte, mas não má, e insistem que ela aprecia mais os humanos que reconhecem que tudo, um dia, morrerá, e que a morte não é um fim definitivo ou algo terrível, mas sim um estado natural de toda a vida.

(Imagem)